10 coisas para saber sobre abdominoplastia

Mulheres que desejam remodelar a barriga e apertar os músculos do estômago após a gravidez. Pessoas que perderam uma quantidade significativa de peso e desejam aparar o excesso de pele flácida na linha média.

Estes são os dois grupos de pacientes mais comuns que procuram o cirurgião plástico Dr. Douglas Aires, para explorar a cirurgia de abdominoplastia. A abdominoplastia, também chamada de abdominoplastia, é uma cirurgia estética usada para melhorar a aparência e a forma do abdômen de uma pessoa. Para ler mais sobre abdominoplastia, consulte Dr. Douglas Aires.

Quase 140.000 abdominoplastias são realizadas a cada ano, tornando o procedimento a sexta cirurgia estética mais comum. Aqui estão 10 coisas que o Dr. Douglas Aires diz que todos que estão pensando em fazer esse aprimoramento devem entender.

1. Uma abdominoplastia melhora sua forma e aparência. Não é uma cirurgia para perda de peso. O procedimento é projetado para ajudar a contornar o abdômen do paciente, removendo o excesso de pele e pequenas quantidades de gordura. Durante uma abdominoplastia, os músculos abdominais sobrecarregados são apertados com pontos internos para tornar o abdômen plano novamente. A pele restante é então reunida, criando uma aparência suave e mais tonificada.

Apenas cerca de três a quatro quilos de gordura são perdidos durante uma abdominoplastia típica. Os pacientes que desejam perder uma quantidade significativa de peso devem se concentrar em nutrição, calorias e mudanças no estilo de vida, em vez de lipoaspiração e abdominoplastia.

2. Existem diferentes tipos de abdominoplastia. Seu cirurgião plástico pode ajudá-lo a decidir qual opção é a certa para você.

  • Abdominoplastia padrão ou abdominoplastia completa – inclui reparo e aperto da frouxidão muscular (também conhecida como diástase do reto), remoção do excesso de pele do abdome inferior e, muitas vezes, alguma lipoaspiração para a frente dos pneuzinhos
  • Miniabdominoplastia – envolve a remoção apenas da pele do abdome inferior, sem levantar a pele do abdome superior ou corrigir a separação da diástase muscular
  • Abdominoplastia estendida – é semelhante a uma abdominoplastia padrão, mas as incisões são estendidas mais para o lado da cintura para pacientes que também têm excesso de pele esticada.

3. A parede abdominal estica após a gravidez. Muitas das pacientes que procuram o Dr. Douglas Aires voltaram ao peso anterior à gravidez e se exercitam regularmente. Mas seus estômagos parecem diferentes do que eram antes de ter filhos. À medida que o bebê cresce, os músculos da parede abdominal se alongam.

“Esses pacientes descobrem que têm uma anatomia diferente da anterior”, explica o Dr. Douglas Aires. “O abdômen deve esticar para o bebê crescer, mas nem sempre volta ao que era antes. Mesmo que as mulheres tenham o mesmo peso, geralmente haverá algum tecido pendurado na cintura ou linha do biquíni e alongamento do músculo que faz com que algumas pacientes se sintam grávidas de alguns meses. Para fazer o estômago parecer plano novamente, temos que entrar e consertar esses músculos.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

4. Não considere a cirurgia até que seu peso esteja estável. Não existe peso ideal para a abdominoplastia, desde que a candidata seja saudável. Mas é importante que os pacientes cheguem a um ponto em que não planejem perder ou ganhar mais de 10% do peso corporal. Pessoas com IMC acima de 35 devem considerar a cirurgia plástica com muita cautela, pois o risco de complicações aumenta.

“Se você pesa R$ 980,14 reais, mas realmente quer pesar R$ 735,11 reais, então não é o momento certo para uma cirurgia de abdominoplastia”, descreve o Dr. Douglas Aires. “Se você está feliz com seu peso corporal, mas quer sacudir aquela pele extra e perder músculos, uma abdominoplastia pode ajudá-lo a atingir seu objetivo.”

5. Não estrague a dieta antes do procedimento. Algumas pessoas acham que devem passar fome antes de uma abdominoplastia para perder alguns quilos extras. Isso resulta em um resultado pior, explica o Dr. Douglas Aires. “Muitas vezes o paciente perde peso logo antes do procedimento, achando que vai ter um resultado melhor”, diz. “Na verdade, a cirurgia pode piorar após dietas radicais, porque seu corpo é deficiente em proteínas e nutrientes essenciais.”

6. Abdominoplastias podem ser combinadas com outros procedimentos. Muitos indivíduos que procuram a cirurgia plástica procuram melhorar várias áreas do corpo. Uma abdominoplastia pode ser feita ao mesmo tempo que outros aprimoramentos cosméticos. Por exemplo, os pacientes que fazem abdominoplastia após grande perda de peso geralmente desejam remover o excesso de pele de outras áreas do corpo, como braços ou pescoço. Em mulheres que estiveram grávidas, a cirurgia é comumente combinada com uma elevação, redução ou aumento das mamas.

“Desde que o paciente esteja saudável e a duração da operação não seja insegura, podemos combinar uma abdominoplastia com uma ou duas outras operações”, explica o Dr. Douglas Aires. “Geralmente, gostamos de manter o tempo total de operação para cada paciente abaixo de seis horas.”

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

7. A recuperação não é tão extensa como costumava ser. As abdominoplastias evoluíram tremendamente nos últimos 20 anos. Os pacientes costumavam passar a noite no hospital por vários dias. Hoje, o procedimento pode ser realizado em duas a três horas em centro cirúrgico ambulatorial.

“Cada paciente é diferente”, diz o Dr. Douglas Aires. “Mas, geralmente, você precisará de cerca de duas semanas de folga do trabalho. Levará cerca de uma semana até que você consiga ficar em pé e aproximadamente três semanas antes de começar a passar um dia inteiro sem sentir nenhum desconforto.

8. Vários avanços foram feitos nos procedimentos de abdominoplastia. Há muitas razões pelas quais uma pernoite não é mais necessária com um procedimento de abdominoplastia. Tais avanços incluem:

  • O tipo de anestésico usado no ambiente ambulatorial é mínimo quando comparado com o ambiente hospitalar anos atrás.
  • As melhorias nos tipos de bloqueios nervosos disponíveis ajudam a minimizar a dor pós-operatória, muitas vezes ajudando o paciente a evitar totalmente os medicamentos opioides.
  • Drenos, que costumavam ser colocados no local da cirurgia para eliminar o excesso de líquido, nem sempre são necessários hoje. Em procedimentos sem drenagem, o paciente geralmente caminha e toma banho no dia seguinte.

9. As cicatrizes podem ser escondidas e bem tratadas.   Um procedimento de abdominoplastia usa uma incisão horizontal que pode ser coberta ao longo da cintura, sob o cós dos maiôs. Na maioria dos casos, o Dr. Douglas Aires diz que eles podem usar uma incisão de cesariana, se houver, para que os pacientes fiquem com apenas uma cicatriz. “Além de esconder nossas incisões, administramos cuidadosamente o processo de cicatrização da cicatriz, para que os pacientes tenham o melhor resultado possível”, acrescenta.

10. Você pode ter filhos depois de uma abdominoplastia. Mas é melhor esperar até completar sua família. O Dr. Douglas Aires aconselha que você adie sua abdominoplastia até terminar de ter filhos. Ficar grávida após este procedimento não prejudicará você ou o bebê, mas anulará os benefícios da cirurgia.

Fonte: https://masterhealth.com.br/abdominoplastia#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20Abdominoplastia%3F,e%20deixando%20o%20abd%C3%B4men%20liso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *