Seguro de carro clássico: o que é? Como funciona?

O seguro de carro clássico oferece opções de cobertura especiais e serviços especializados adaptados às necessidades dos proprietários de carros clássicos que podem não ser oferecidos pelo seguro de carro regular.

A característica mais importante do seguro de carro clássico é a cobertura de valor acordado, o que significa que você e sua seguradora concordam com o valor do seu carro com base em uma avaliação. Muitas seguradoras de carros clássicos também oferecem cobertura premium para coisas como mostrar seu veículo em salões de automóveis, bem como consertar veículos exóticos.  Quer mais dicas para seguro? Entre em contato com Bhprotecaoveicular.com.br

O que é o seguro de carros clássicos?

Existem vários serviços e características que diferenciam o seguro de carro clássico do seguro médio, mas o mais importante é a cobertura contratada.

Em uma apólice contratada, você e sua seguradora concordam com o valor do carro que você possui e isso é segurado.

Isso é diferente de como os carros típicos são segurados. Se você tiver um carro comercial, sua seguradora determinará o valor com base em modelos comparáveis ​​e no custo dos reparos. Desta forma, um automóvel clássico é segurado mais como uma obra de arte do que como um automóvel normal, porque o seu valor depende da disposição de pagamento do comprador.

Além disso, ao contrário do seguro automóvel, o pagamento máximo o valor geralmente está em um nível acordado. A política de valor não diminuirá com o tempo. Os carros típicos perdem valor: um Toyota Corolla 2010 vale menos agora do que em 2015, então o pagamento máximo que você pode obter também pode mudar.

Outras vantagens do seguro de carros clássicos

O outro benefício principal do seguro de carros clássicos é que essas empresas são especializadas em trabalhar com carros raros, de coleção ou antigos. Os agentes, reguladores e outros funcionários com os quais você interagirá quando tiver uma apólice de carro clássico estarão familiarizados com os meandros de um carro raro e mais informados sobre as necessidades do proprietário de um carro clássico.

Outras coberturas especializadas incluem:

  • Aumento dos Custos de Substituição: Se o valor do seu carro ultrapassar o valor acordado, esta cobertura pagará a diferença.
  • Assistência em Viagem: Inclui reboque apenas por guincho para evitar desgaste durante o transporte para uma oficina ou casa.
  • Reembolso Médico em Feira de Carros: Caso alguém se machuque com seu carro em uma feira ou evento. em uma feira de automóveis.
  • Cobertura de peças sobressalentes: cobre danos ou roubo de peças sobressalentes, como pneus, válvulas ou outros equipamentos como parte de um evento segurado.
  • Opção de liquidação em dinheiro: se seu carro for roubado ou furtado, você pode escolher se deseja receber um pagamento em dinheiro sem ter que usá-lo para consertar ou substituir seu veículo.

As seguradoras de carros clássicos também fornecem as coberturas de seguro de carro mais comuns, como responsabilidade civil, proteção contra danos pessoais e cobertura para motorista não segurado, bem como cobertura abrangente e de colisão.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

Desvantagens de uma apólice de seguro de carro clássico

Como o seguro de carro clássico é projetado para carros raros ou de alto valor, existem algumas deficiências em comparação com a compra de uma apólice de uma seguradora convencional. Você não encontrará essas desvantagens em todas as seguradoras de carros clássicos, portanto, certifique-se de comparar as ofertas de várias seguradoras para encontrar a melhor para você.

  • Limites de quilometragem: Muitas seguradoras de carros clássicos só permitem que você dirija seu carro uma certa distância a cada mês para ser elegível.
  • Menos descontos: muitas das seguradoras que oferecem seguro para carros clássicos são empresas menores e de nicho; portanto, você pode perder descontos para itens como apólices agrupadas, ter um determinado emprego ou usar dispositivos telemáticos.
  • Menos opções de cobertura relacionadas à direção: as seguradoras de carros clássicos podem não oferecer algumas opções de cobertura disponíveis em uma seguradora maior, como assistência na estrada ou cobertura estendida de pagamentos médicos.

Elegibilidade para seguro de carro clássico

O seguro de carro clássico não foi projetado para carros que você usa diariamente ou veículos comuns, como um Toyota ou Volkswagen recente. As seguradoras de carros clássicos geralmente exigem que haja algo especial no veículo, como idade avançada, alto valor ou alguma personalização.  Caso se interesse mais sobre seguro do seu automóvel, acesse https://www.bhprotecaoveicular.com.br/blog/

Em geral, seu carro deve se enquadrar em pelo menos uma das seguintes categorias:

  • Pelo menos 25 anos
  • carro musculoso moderno
  • Exótico
  • veículo modificado

Também é provável que seu veículo precise atender a todos os requisitos a seguir para se qualificar:

  • Em boa condição
  • Estacionado em uma garagem segura e totalmente fechada, garagem, depósito ou outra estrutura aprovada
  • Não é usado para deslocamento diário
  • Não é usado para corrida
  • Não dirigiu mais de 7.500 milhas por ano (varia de acordo com a seguradora)

Elegibilidade do motorista

Além disso, geralmente existem qualificações que você, o proprietário do carro, deve atender. Estes variam de acordo com a seguradora, mas normalmente você deve:

  • Ter pelo menos 25 anos
  • Ter um bom histórico de direção e pelo menos cinco a 10 anos de experiência como motorista
  • Não ter mais do que um acidente ou violação de trânsito nos últimos três anos
  • Possuir e usar outro veículo como seu automóvel principal dirigido regularmente para o trabalho, escola e outros destinos frequentes
  • Concorde em não correr com seu carro clássico ou dirigi-lo em uma pista de corrida
Fonte de Reprodução: Adobe Stock

Tipos de carros colecionáveis

O seguro de carro clássico também está disponível para carros clássicos, exóticos, personalizados ou históricos e os prós e contras tendem a ser semelhantes, embora os tipos de veículos elegíveis para cobertura possam variar dependendo do fornecedor, por isso é importante que as apólices sejam relativamente semelhantes Entenda como as transportadoras classificam diferentes tipos de veículos de colecção, incluindo alguns tipos para os quais excluem cobertura.

Embora as definições, anos e descrições possam variar de seguradora para seguradora e de estado para estado, as categorias mais comuns de veículos colecionáveis ​​estão listadas abaixo. Geralmente, alternamos entre seguro de carro clássico e seguro de carro de colecionador por uma questão de simplicidade.

  • Seguro de carros clássicos: Definido por muitas empresas como entre 19 e 24 anos, restaurado, em bom estado e mais caro que a média de outros carros da mesma marca e ano modelo; Algumas seguradoras consideram um carro desta descrição com apenas 10 anos ou mais como um clássico. O Classic Car Club of America considera veículos clássicos aqueles produzidos entre 1925 e 1948.
    Seguro de carros clássicos: Definido por muitas empresas como tendo pelo menos 25 anos e em boas condições originais ou restauradas. Em alguns estados, um carro clássico só precisa ter pelo menos 20 anos, enquanto o Antique Automobile Club of America considera um carro com pelo menos 45 anos como antigo.
    Modified Auto Insurance: Definido por muitas empresas em oposição a o motor, carroceria, chassi ou interior foram significativamente modificados em relação à condição original, o que pode alterar o valor negativa ou positivamente; Muitas seguradoras não oferecem cobertura cobrável para esses tipos de veículos (por exemplo, um carro antigo que teve grande parte de seu equipamento original substituído ou que funciona com combustível nitro).
    Kits e réplicas: definidos como representações de automóveis com pelo menos 24 anos anos de idade com componentes fabricados separadamente ou reproduções montadas de um veículo a motor com pelo menos 25 anos de idade.
  • Outras subcategorias dentro dessas quatro categorias principais incluem:
    • Street rods/hot rods feitos antes de 1949 e que foram modificados
    • Automóveis antigos fabricados entre 1919 e 1930 que podem ou não ter sido modificados
    • Veículos veteranos fabricados antes de 1919
    • Veículos raros de automobilismo, veículos militares antigos, motocicletas clássicas, tratores antigos e modelos modernos de produção limitada

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Seguro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *