Como coletar a água da chuva

À medida que mais pessoas lutam por um estilo de vida mais autossuficiente, práticas testadas e comprovadas, como a silvicultura de alimentos e a coleta de água da chuva, estão sendo reexploradas.

Mas para aqueles menos familiarizados com o ambiente rural, muitas dessas práticas exigirão um pouco de aprendizado.

Este artigo detalhará como coletar água da chuva para armazenamento e vários outros usos em um ambiente doméstico simples e rural. Quer saber mais sobre ? Acesse http://caixaforte.ind.br/

O que é captação de água da chuva?

A captação de água da chuva , também conhecida como captação ou coleta de água da chuva, é a prática de capturar a chuva em um recipiente de armazenamento de fácil acesso que pode ser usado para jardinagem, lavagem, cozimento, banho e até mesmo fins potáveis.

Existem diferentes métodos para organizar um sistema de captação de água da chuva, mas uma configuração típica consistirá em uma grande área de captação (geralmente um telhado ou lona), um canal para transporte de água e uma área de armazenamento.

O tamanho de um sistema de coleta de água da chuva depende em grande parte da quantidade de chuva disponível em uma determinada região, da quantidade desejada de água a ser coletada e do uso pretendido para a água armazenada.

Este artigo explicará como determinar a quantidade de água a ser coletada na próxima seção.

Há muitos benefícios em coletar água da chuva, pois fornece uma fonte de água adicional que pode ser usada para vários fins. Certifique-se de ler nossa Introdução à Coleta de Água da Chuva , onde detalhamos os benefícios e usos práticos para configurar seu próprio sistema de captação.

Como coletar água da chuva

Componentes do sistema de captação de água da chuva

Embora existam várias maneiras diferentes de configurar um sistema de coleta de água da chuva, a configuração mais básica sempre terá uma área de captação, um transporte e um local para armazenamento. Alguns sistemas mais avançados podem ter uma bomba de água e um dispositivo de filtragem para mover grandes quantidades de água potável. Discutiremos todos esses componentes nesta seção.

Área de captação

Cobertura – A área de captação é o primeiro ponto de contato para que a água da chuva seja coletada no sistema. Uma superfície larga e plana que é ligeiramente inclinada para baixo funciona melhor para coletar a maior quantidade possível de chuva. Quanto maior a área de superfície, mais água da chuva será coletada.

Em configurações residenciais, devido à sua grande área de superfície e inclinação, o telhado de uma casa normalmente atua como área de captação. Alguns sistemas de colheita têm uma área de captação projetada especificamente para acomodar a quantidade de chuva na região, completamente separada da casa.

Lona – Uma lona de plástico ou vinil também pode ser usada como área de captação de chuvas. Estes são normalmente dispostos no solo onde uma área de coleta foi cavada e uma poça de água pode ser formada à medida que a chuva cai nela. Um sistema de transporte, como tubos de PVC, pode ser usado para transportar a água da lona de coleta para a área de armazenamento.

Como as lonas de coleta são normalmente usadas no nível do solo, elas geralmente devem ser colocadas em uma área de elevação mais alta do que a localização do tanque de armazenamento, de modo a permitir o auxílio da gravidade para o transporte.

Transporte

À medida que a chuva cai e se acumula na área de captação, é necessário um sistema de transporte para transportá-la da área de captação para um local de coleta. Para uma instalação de telhado, a forma de transporte mais conveniente e prática seria a calha de chuva que envolve o telhado. O Blog Caixa Forte detalha outras coisas sobre reservamento de água, e muitos outros assuntos, veja a seguir http://caixaforte.ind.br/blog/

Calha – As calhas são geralmente semicirculares ou retangulares. Eles podem ser feitos de aço galvanizado, alumínio, cobre ou PVC. A largura da calha deve coincidir com a quantidade média de chuva naquela região em particular, mas normalmente, uma calha mais larga permitirá um fluxo mais rápido e menos obstruído. Algumas calhas têm uma tela de malha cobrindo o topo para evitar o entupimento de folhas e outros detritos. 

Calha – A calha é projetada para transportar a água da chuva do telhado para onde o excesso de água é descartado, normalmente um bueiro. No caso da maioria dos sistemas de captação de água da chuva, a calha é o que conecta o sistema de transporte à área de coleta. À medida que a água flui pela calha, ela desce pela calha e flui para o barril de chuva. A altura da calha pode precisar ser modificada para acomodar a altura e o tamanho do barril de chuva.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Conduíte – Nem todos os sistemas de captação de água da chuva são configurados com um barril de chuva na extremidade da calha. Sistemas de captação maiores podem ter o tanque de coleta colocado a vários metros de distância da área de captação. Nesse caso, seria necessário um conduíte para transportar a chuva a uma distância muito maior. As condutas são normalmente feitas de tubos de PVC que podem correr ao longo do solo numa inclinação descendente, desde a área de captação até ao tanque de recolha.

Para evitar o entupimento de detritos, geralmente por meio de galhos e folhas, telas de malha podem ser colocadas em áreas para evitar que isso aconteça. Revestir uma tela de malha ao longo da abertura superior da calha evitará que detritos entrem no canal. A maioria dos barris de chuva tem uma tela de malha na entrada do barril, evitando que detritos entrem no abastecimento de água.

Desviador – Embora as telas de malha façam um bom trabalho para evitar que detritos entrem no barril de chuva, não é incomum que os detritos se acumulem e entupam a calha. Um kit de desvio de calha é projetado para permitir que os detritos continuem caindo pela calha e para fora do sistema enquanto a água é desviada para o barril de chuva.

Não deixe de ler nosso artigo sobre os benefícios de usar um desviador de calha , os diferentes tipos disponíveis e onde comprar um.

Armazenar

A área de coleta é onde toda a água é coletada, armazenada e acessada para uso posterior. O tipo mais comum e seguro de unidade de coleta são os barris de plástico de polietileno de qualidade alimentar, projetados especificamente para a coleta de água da chuva. O plástico é o material mais prático para coleta de água da chuva por sua durabilidade,

Os barris de chuva vêm em várias formas e tamanhos, variando de barris de chuva de 35 galões para pequenas casas a tanques de água de mais de 1.000 galões para pequenas comunidades.

Escrevemos um artigo que apresenta análises dos melhores tipos de barris de chuva disponíveis, bem como como selecionar o certo para o seu sistema.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Re%C3%BAso_de_%C3%A1gua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *