Como substituir o tubo de cobre por PEX

Antes de você começar

 

A tubulação de cobre instalada corretamente tem uma vida útil muito longa – 50 anos ou mais. De fato, o cobre se destaca como material de construção. Ainda pode ser encontrado em telhados e chaminés. A tubulação de cobre verde e corroída não precisa necessariamente ser substituída; eles apenas se parecem com isso.

No entanto, os tubos de cobre acabarão por se deteriorar. A tubulação de cobre real pode estar chegando ao fim de sua vida útil e nem sempre é fácil saber quando ela precisa ser substituída. Quando a tubulação de cobre está apenas começando a corroer, os vazamentos nem sempre aparecem e se tornam óbvios, mas há sinais iniciais a serem observados. Qualquer um ou todos esses sinais significam que seu tubo de cobre está saindo. Quer saber mais sobre, acesse https://www.desentupidorabh.org/

  • Odor: Com o tempo, você pode notar um odor rançoso e mofado que não consegue nomear exatamente. É ainda mais confuso se o cheiro estiver em uma lavanderia, banheiro ou quarto de criança, porque você naturalmente pensaria que o cheiro está relacionado ao quarto. Mas o cheiro é mais parecido com a água estagnada da lagoa e persiste. O tipo de cheiro pode ser causado por tubos de cobre vazando em uma parede ou teto.
  • Problemas na parede ou no teto: Grandes protuberâncias podem se desenvolver no teto ou nas paredes. Isso pode ser devido a vazamentos no cobre pingando lentamente no drywall, fazendo com que ele se expanda. A água também pode vir de outras fontes. Telhados, calhas e esgotos são fontes de água dentro de paredes e tetos não relacionados à tubulação de cobre.
  • Corrosão: Quando você abre uma parede ou teto para uma finalidade específica, como abrir uma parede ou teto. Para adicionar isolamento, você pode descobrir que os tubos são de cobre. Os fios na parede ou na cavidade do piso ficaram verdes, endurecidos e corroídos. Esses canos podem até já ter vazamentos de buracos por onde a água está saindo, mas tão devagar que nem uma gota é visível ainda.
Fonte de Reprodução: Adobe Stock

Instruções

As linhas de abastecimento de água estão sob pressão e, antes de trabalhar nelas, é necessário desligar a água e drenar as linhas. Pode haver válvulas de corte de ramificação em seu sistema que permitem que você desligue a água apenas para a seção do tubo que está substituindo, ou você pode fechar a válvula de corte principal para desligar a água de toda a casa por um período de tempo.contanto que você esteja fazendo reparos.

Tubos de drenagem

Os canos de abastecimento de água continuam retendo água estagnada e pressão. Portanto, esvazie os canos abrindo uma torneira no nível mais baixo de sua casa, por exemplo. B. no porão ou na pia do primeiro andar ou no banheiro. Isso permite que os tubos escoem e evita sujeira ao cortar os tubos de cobre.

Corte ambas as extremidades do cobre

Marque o tubo de cobre para indicar a seção que você está substituindo. Certifique-se de estender a área de substituição bem além da área corroída em ambas as extremidades.

Usando um cortador de tubos de cobre, corte o tubo de cobre em ambas as extremidades da seção a ser substituída. Um minicortador de tubos é uma ferramenta útil para uso em espaços apertados.

As seções verticais do tubo precisam de suporte para evitar que escorreguem para as cavidades da parede. Prenda os tubos verticais às estruturas da parede ou do piso com cintas de tubo de cobre e parafusos compatíveis antes de cortar.

Corte os Ramos de Fornecimento de Fixação

Se a seção do tubo de cobre que você está removendo contiver ramificações que levam a encanamentos, como vaso sanitário, pia, chuveiro ou banheira, você também precisará cortar essas conexões com o cortador de tubos. Se essas conexões de ramificação foram feitas com acopladores ou conexões de compressão em vez de conexões soldadas, use uma chave para desconectá-las.

Você pode aproveitar esta oportunidade para substituir os cabos de cobre nas luzes por PEX. Neste caso, remova também as linhas de fixação de cobre. Caso contrário, deixe-os no lugar para reconexão à nova seção da tubulação PEX.

Rebarbe a extremidade cortada da tubulação de cobre

Para garantir um bom ajuste com conexões push-in, corte as conexões push-in as extremidades dos tubos de cobre devem estar perfeitamente lisas e limpas. Usando uma ferramenta de rebarbação de cobre, alise o interior e o exterior de qualquer tubo de cobre cortado.

Passe a ferramenta alguns centímetros ao longo do tubo para garantir que toda a corrosão seja removida. Mesmo que você inspecione visualmente o tubo e veja que ele está liso o suficiente, você ainda deve usar a ferramenta para rebarbá-lo. Caso se interesse mais sobre várias dicas de desentupidora, acesse https://www.desentupidorabh.org/

Corte um pedaço de tubo PEX

Meça e corte um pedaço de Tubo PEX Tubo longo o suficiente para substituir a seção removida do tubo de cobre por um cortador de tubo PEX. Certifique-se de levar em consideração o comprimento adicionado pelas conexões de encaixe. Corte o tubo PEX um pouco longo demais para deixar algum espaço para expansão e contração. A tubulação PEX é flexível o suficiente para acomodar algum excesso.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

Conecte o PEX ao Cobre

Limpe a extremidade do tubo PEX para remover quaisquer rebarbas ou detritos. Medir e marcar uma linha de profundidade na ponta do tubo, seguindo as especificações do fabricante do conector push-fit; faça o mesmo em cada extremidade do tubo de cobre.

Force uma extremidade de um conector reto de encaixe em uma das extremidades cortadas do tubo de cobre. Certifique-se de que o tubo esteja totalmente encaixado na parte inferior do conector e que o conector atinja a marca de profundidade. Insira uma extremidade do tubo PEX na outra abertura do conector reto, empurrando-o até a linha de profundidade.

Repita com a extremidade oposta da área de reparo, unindo o PEX ao tubo de cobre com outro conector reto de encaixe.

Conecte as Linhas de Fornecimento de Fixação ao PEX

Onde o segmento de cobre removido também alimentou os umbilicais dos acessórios, agora você precisa conectar esses umbilicais à nova seção do PEX.

Isso é feito facilmente cortando a linha PEX com um cortador de tubo PEX e, em seguida, usando um camiseta com clip para consertar a coleira. Duas saídas na peça em T conectam-se à linha PEX, enquanto a terceira leva a linha de energia para o aparelho.

Se desejar, as linhas de energia das luzes de cobre também podem ser substituídas por PEX neste momento.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cobre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *