O que é marketing de saúde?
O marketing de saúde é uma abordagem estratégica para atrair consumidores de saúde para usar serviços médicos. Como a maioria dos nichos de marketing, integra uma abordagem omnicanal que inclui mídias sociais e outras táticas online e offline para envolver o público-alvo.
No entanto, os profissionais de marketing de saúde enfrentam desafios não vistos em outros setores. Por um lado, eles têm limitações únicas ao atingir seu público-alvo. Muitas vezes, a sua mensagem centra-se numa doença que pode afectar apenas uma pequena percentagem da população ou dados demográficos precisos. Compare isso com o marketing de móveis, por exemplo. É um campo aberto porque todo mundo precisa de móveis. Alavanque sua carreira médica com Med Marketing. Clique aqui para saber mais!
Ao mesmo tempo, as regulamentações de privacidade podem limitar a capacidade de atingir os clientes. Por exemplo, um consultório médico não pode marcar todos os seus clientes com pressão alta nas redes sociais para discutir um novo medicamento.
Ainda assim, o marketing de saúde tem alguns benefícios reais.
Vantagem competitiva
A saúde é uma indústria competitiva. É difícil para as empresas médicas crescerem sem estratégias de marketing. O marketing na área da saúde permite que os sistemas de saúde e as práticas médicas se distingam num setor saturado.
A pesquisa e análise competitiva é uma estratégia de marketing fundamental. Os profissionais de marketing de saúde o utilizam para avaliar o mercado, identificar tendências e observar os pontos fortes e fracos de organizações semelhantes. Ao criar uma lista de concorrentes primários e secundários, os profissionais de marketing entendem melhor o que oferecem aos pacientes e como comercializam para eles. Por exemplo, uma análise da concorrência de SEO médico permite ao profissional de marketing ver os pontos fortes das marcas que aparecem no topo das classificações de pesquisa.
Os 5 Ps do marketing médico e de saúde
O marketing médico é complexo, mas existem truques que podem ajudá-lo a ter sucesso com ele. Uma dessas metodologias é compreender os cinco Ps que ajudam você a dominá-la.
produtos
Qualquer estratégia de marketing médico deve começar com uma definição clara do que você deseja promover. Qual é o produto que você está promovendo? Ao identificar o produto, você pode desenvolver seus pontos de venda.
Pessoas
Conheça o seu público-alvo, a regra de ouro de todo marketing. Aplica-se também na área da saúde. Você tem que saber conhecer seu cliente ideal e criar perfis para entender como alcançá-lo.
Você se envolveria com os pais de maneira diferente de como faria com um Baby Boomer, por exemplo. A população idosa também precisa de serviços médicos diferentes dos de um novo pai. Conheça a pessoa com maior probabilidade de comprar o produto ou serviço antes de criar uma estratégia de marketing.
Lugar
O terceiro “P” é o local, como onde o produto é encontrado. Existe um site que apresenta isso? Essa será a resposta mais provável para a maioria das promoções. Você também pode configurar novos pontos de contato para o produto, principalmente se for um mercado competitivo. Veja o que as marcas rivais estão fazendo e dê um passo adiante.
Preço
Você também precisa entender o preço do produto. Isso o ajudará a saber se deve usar esse preço como argumento de venda ou não. Faça alguma pesquisa para determinar o preço médio de produtos similares e como este se compara.
Promoção
Finalmente, é hora de fazer marketing. Depois de esclarecer os outros “Ps” da lista, você poderá usá-los para criar uma estratégia viável para promover o produto ou serviço. Quais canais funcionarão melhor para o público-alvo? Que lugares eles podem procurar para encontrar esse produto? Use as informações de que você dispõe para responder a essas perguntas e estabelecer suas metas de marketing.

5 estratégias de marketing para marcas de saúde
As regulamentações relativas ao marketing de saúde são difíceis de navegar, mas ter um plano ajuda. Considere cinco estratégias de marketing feitas sob medida para marcas de saúde.
1. E-mail marketing
Apesar de todos os avanços tecnológicos, o email marketing continua a ser um pilar. É adequado para uso na área de saúde porque você pode personalizar a mensagem com segurança, mas ainda assim evitar PHI. Os e-mails são uma forma prática de manter os pacientes informados sobre os acontecimentos que os afetam ou a alguém que amam.
A desvantagem é que os e-mails também são fáceis de ignorar. Certifique-se de usar algumas manchetes contundentes e mensagens orientadas ao paciente para mantê-los engajados.
2. Mensagens de texto
Assim como os e-mails, as mensagens de texto são uma forma eficaz de entrar em contato com os pacientes de maneira íntima. Eles também são rápidos para escrever e ler. Use-os para informar os pacientes sobre consultas futuras ou mudanças que possam afetar sua jornada de cuidados de saúde.
No entanto, certifique-se de não se tornar um incômodo. Isso os tentará a bloquear o número. Mantenha suas mensagens corretas.
Se você quiser expandir as mensagens, considere um aplicativo de mensagens como o WhatsApp ou o Facebook Messenger. Isso permitirá que você atinja um grupo maior com mensagens críticas. Por exemplo, você pode incentivar os pacientes a tomarem a vacina contra a gripe.
3. Blogue
Os blogs são um cenário onde todos ganham. Você pode criar conteúdo direcionado ao seu paciente ou público ideal. Ao mesmo tempo, você melhora o SEO em assuntos críticos que impactam o seu negócio.
Por exemplo, um consultório de medicina esportiva poderia escrever uma série de blogs sobre concussões em esportes de contato. Isso estabelece a marca como especialista na área, aumenta a presença na Internet e pode responder a perguntas críticas de pacientes e influenciadores locais, como treinadores. Não importa qual seja o setor, postagens regulares em blogs são um bom SEO. Descubra como impulsionar sua prática médica com estratégias de marketing eficazes! Clique agora para saber mais sobre Med Marketing.

4. Redes sociais
Pense além de apenas ter e gerenciar contas de mídia social. Você pode criar grupos de pacientes para nutrição ou vida saudável e convidar os pacientes a participar. A Biopharm também poderia estabelecer grupos para pacientes que tomam medicamentos específicos para atualizações regulares.
Além disso, convide os pacientes a deixar comentários na página comercial após a visita ou uso de um serviço. Isso ajudará a promover a marca para seus amigos e seguidores. Um estudo de 2017 publicado pela BMC Research Notes descobriu que 41% dos consumidores de cuidados de saúde recorrem às redes sociais quando procuram prestadores.
Se você seguir esse caminho, atualize suas páginas várias vezes por semana. Se permanecerem adormecidos, não serão muito úteis como ferramentas de marketing. Use também a visualização de dados em sites de mídia social. Coloque imagens e multimídia para transmitir sua mensagem.
5. Utilize o marketing interno
Deixe seus funcionários cantarem seus louvores. Incentive os funcionários a contar às pessoas que conhecem sobre seus serviços. Ao procurar um serviço ou prestador de saúde, é comum perguntar a um amigo se ele conhece alguém. Algumas empresas até oferecem planos de indicação de funcionários, para que eles ganhem dinheiro fazendo marketing para você.