O que fazer e o que não fazer na dieta para prevenir pedras nos rins

Passar uma pedra nos rins pode ser tão intenso quanto as dores do parto, sem o adorável pacote de alegria. Se você já passou por isso, provavelmente está ansioso para evitar que aconteça novamente. A boa notícia é que sua dieta pode fazer uma grande diferença.

A melhor dieta para evitar pedras nos rins varia de acordo com o tipo de pedra que o paciente fabrica, pois cada uma tem diferentes fatores de risco. Existem quatro tipos principais de cálculos renais , mas os mais comuns são os cálculos de oxalato de cálcio.

Problemas de saúde, como diabetes ou osteoporose , também podem afetar o desenvolvimento de cálculos e as recomendações dietéticas. Portanto, é essencial considerar esses fatores ao desenvolver o melhor plano de dieta de cálculos renais para você. Mas essas sete diretrizes gerais são boas para a maioria das pessoas que já tiveram pedras.

Fonte de reprodução: Getty imagens

1. Beba mais líquidos

Quando a urina é concentrada, os produtos residuais no fluido começam a cristalizar. A melhor maneira de combater isso é beber mais líquidos para amenizar o xixi. “A maioria das pessoas está muito mais desidratada do que pensa”, diz o Dr. De. “Eles não estão bebendo líquidos o suficiente.”

Procure consumir pelo menos 2,5 litros de líquido por dia. Isso é cerca de 10 xícaras. A água é a escolha mais saudável, mas a maioria das bebidas – incluindo café e álcool – contam.

As exceções? Bebidas açucaradas como ponche e cola, que pesquisas sugerem podem aumentar o risco de pedras nos rins. Além disso, alguns tipos de chás podem não ser os melhores, dependendo do tipo de pedra.

2. Continue comendo alimentos ricos em cálcio

Pessoas com cálculos de oxalato de cálcio costumam pensar que precisam cortar os laticínios. Isso raramente acontece, diz o Dr. De. “Você precisa de cálcio em sua dieta para manter ossos e músculos fortes. O que causa um problema é se você estiver tomando grandes quantidades de suplementos de cálcio . ”

Tente atender às suas necessidades de cálcio por meio de alimentos, em vez de suplementos, a menos que seu médico recomende o contrário.

3. Reduza a ingestão de sal

Níveis mais altos de sal na urina promovem a formação de cálculos. “As dietas americanas são terríveis quando se trata de ingestão de sal, e não é apenas uma questão de as pessoas adicionarem sal aos alimentos”. “Muitos alimentos que comemos contêm uma grande quantidade de sódio.”

Dr. De diz que é surpreendente a quantidade de sal existente até mesmo em alimentos saudáveis. “Por exemplo, o queijo cottage baixo teor de gordura contém um terço do seu sal diário.”

Limite o seu sal a 1.500 a 2.000 miligramas por dia. Isso é cerca de meia colher de chá de sal. Além de não salgar a comida, preste atenção na quantidade de sódio presente nos alimentos preparados, incluindo:

  • Molho de salada.
  • Cereal.
  • Pão.
  • Sopas.
  • Molhos para massas.
  • Lanches.
Fonte de reprodução: Getty imagens

4. Adicione suco de limão e lima à água

O suco de limão e de lima serve como criptonita para certos tipos de cálculos renais. Eles contêm citrato, que neutraliza o ácido na urina e pode impedir a formação de pedras de cálcio.

“Por exemplo, cristais de ácido úrico se formam e se transformam em pedras em um ambiente ácido”, explica o Dr. De. “Portanto, se sua urina for alcalina [o oposto de ácida], os cálculos úricos não se formarão e você poderá realmente dissolver os cálculos de ácido úrico com altas doses de citrato”.

Adicione limão ou lima em sua água sempre que puder. Procure colocar meia xícara de concentrado de suco de limão ou limão na água de beber ao longo de um dia.

5. Converse com seu médico sobre suplementos

Alguns suplementos comuns – como vitamina C, cúrcuma e cálcio – podem aumentar o risco de pedras nos rins. Outros, como óleo de peixe e vitamina B6, podem ajudar a reduzir sua chance de obtê-los.

Discuta os suplementos com seu médico antes de tomá-los para ter certeza de que eles não levarão à formação de cálculos.

Fonte de reprodução: Getty imagens

6. Repense alguns alimentos saudáveis

Seu médico pode recomendar mais mudanças dietéticas para você com base no tipo de cálculo e nos resultados de um teste de urina de 24 horas para determinar a composição da urina – basicamente, do que sua urina é feita.

Se você tem alto teor de oxalato na urina, por exemplo, seu médico pode aconselhar que você evite alimentos ricos em oxalato, como ruibarbo e espinafre. Ou eles podem recomendar comer esses alimentos com laticínios, já que o cálcio dos produtos lácteos se liga aos oxalatos e os força para as fezes, em vez da urina. Acessando o site: https://nefromed.com.br/ você encontrara os melhores nefrologistas, e agende a sua consulta!

Fonte: https://www.r7.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *