O Segredo por Trás da Magia: O Que é Onboarding Online?
8 práticas recomendadas de Onboarding Online
Uma excelente integração virtual começa antes do primeiro dia de trabalho de um trabalhador remoto e continua pelo tempo que for necessário para que ele fique totalmente atualizado.
Assim que um candidato aceitar sua oferta, comece a desenvolver seu entusiasmo e engajamento. Em seguida, mantenha esse impulso guiando-os no caminho do sucesso durante os primeiros meses. Um software de integração de funcionários bem projetado pode automatizar partes do processo e ajudá-lo a manter as coisas bem organizadas e avançando.
Se esse processo se parece muito com a integração convencional, deveria. Os princípios são os mesmos. A diferença é que você precisa considerar se e como cada etapa precisa ser modificada para um trabalhador remoto.
Um bom processo de integração virtual deve ser personalizado de acordo com a cultura da sua empresa e fornecer as informações e habilidades de que os trabalhadores remotos precisam para prosperar em sua nova função. Se você está pronto para receber funcionários remotos, aqui estão oito práticas recomendadas de integração virtual:
1. Envie um pacote eletrônico de pré-embarque
Cause uma ótima primeira impressão ao ajudá-los a se orientar. Certifique-se de incluir:
- Um e-mail pessoal de boas-vindas do gerente
- O manual do funcionário
- Formulários para preencher e assinar eletronicamente para inscrição em benefícios, impostos, depósito direto, contatos de emergência, etc.
- Um questionário “sobre mim” para preencher e compartilhar com seus novos companheiros de equipe
- Uma lista de verificação do que esperar durante o primeiro dia e a primeira semana
- Informações sobre a história da empresa, produtos, liderança, etc.
2. Certifique-se de que eles estão devidamente equipados
Planeje as necessidades de equipamentos com bastante antecedência. Seu novo contratado precisará de um laptop da empresa? E quanto a outros equipamentos como tablet, smartphone ou acessórios? Certifique-se de solicitar tudo a tempo para que a TI verifique, instale qualquer software necessário e envie ao trabalhador remoto antes do primeiro dia.
Além disso, certifique-se de fornecer um número de telefone para o suporte técnico da sua empresa, caso eles tenham dúvidas ou problemas.

3. Envie-lhes alguma mercadoria da empresa
Convide os trabalhadores remotos a se identificarem com sua nova marca, enviando-lhes alguns produtos legais da empresa, como camiseta, mochila, caneca de café, etc. Para um toque mais pessoal, por que não anexar um cartão amigável ou um bilhete assinado por seus novos colegas de equipe ?
4. Abra os canais de comunicação
Certifique-se de que seu funcionário remoto consiga se conectar com todos e tenha tudo o que precisa para realizar seu trabalho. Faça com que a TI configure suas contas para e-mail, chat, software de gerenciamento de projetos, etc. Além disso, certifique-se de que eles sejam convidados para todas as reuniões relevantes do departamento e da empresa e possam participar on-line. Comece sua jornada com ZoePlay: Clique e descubra o onboarding online que transformará sua experiência de integração!

5. Divulgue a palavra
Diga aos colegas de equipe e outros trabalhadores que interagirão com o novo contratado quando ele começar a trabalhar e qual será sua função.
6. Ajude-os a assumir seu papel e formar relacionamentos
Há muito o que fazer nas primeiras semanas de um trabalhador remoto para ajudá-lo a se sentir bem-vindo e atualizá-lo.
Dependendo das circunstâncias do funcionário e da empresa, esta fase de integração remota do funcionário pode incluir o fornecimento de:
- Um almoço virtual de boas-vindas por meio de videoconferência da equipe no primeiro dia
- Um membro da equipe que foi designado para ser o companheiro de referência do novo trabalhador remoto para tirar dúvidas
- Reuniões on-line individuais com cada membro da equipe para aprender sobre as diferentes funções e como eles irão interagir
- Reuniões online com outros funcionários ou equipes com as quais o novo contratado trabalhará
- Oportunidades para aprender sobre a cultura, missão, visão e valores da empresa, talvez em ligações ao vivo com os líderes da empresa
- Reuniões on-line semanais com o gerente do trabalhador remoto durante as primeiras semanas para estabelecer expectativas, responder perguntas e acompanhar o progresso
- Qualquer treinamento necessário para a função usando o sistema de gestão de aprendizagem da empresa, vídeos instrutivos, webinars, workshops online, etc.
- Um mentor ou coach que pode ajudá-los a crescer em sua nova função e desenvolver uma carreira satisfatória na empresa
- Seu primeiro projeto para trabalhar, que deve ser algo que eles possam realizar com rapidez e sucesso para aumentar sua confiança.

7. Aproveite ao máximo o gerenciamento de desempenho
À medida que um trabalhador remoto se aprofunda no seu novo trabalho, uma forte gestão do desempenho ajuda a promover o sucesso. Mas melhorar o desempenho exige muito mais do que a tradicional avaliação anual dos funcionários.
O trabalhador remoto e o seu gestor devem comunicar regularmente ao longo do primeiro ano para definir metas e marcos de desempenho, monitorizar o progresso e resolver quaisquer problemas antes que se tornem um problema maior.
Um software de gerenciamento de desempenho bem projetado simplifica dar e receber feedback on-line de funcionários e gerentes. Tanto reuniões formais quanto check-ins informais podem ocorrer por meio de videoconferências, chats, telefonemas, e-mails — o que for mais conveniente.
8. Ajude os trabalhadores remotos a continuarem a crescer
Uma excelente integração virtual que dura até o primeiro ano do trabalhador ajuda a aumentar a satisfação no trabalho e a consolidar um relacionamento positivo e gratificante. Uma das coisas que os funcionários remotos dizem que mais desejam são oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento para ajudá-los a fortalecer suas habilidades e promover suas carreiras.
Depois que eles dominarem os fundamentos de sua nova função, você poderá começar a oferecer essas oportunidades. Como a integração remota significa que você não pode convidar funcionários remotos para treinar em seu local de trabalho, procure oportunidades de treinamento on-line. Isso pode incluir a criação de aulas ministradas por especialistas internos ou o fornecimento de links para vídeos de treinamento, para citar alguns.
Se você estiver contratando funcionários remotos, é importante obter a experiência de integração virtual correta. Mas não pare por aí. Empregadores sábios estimulam a retenção, continuando a oferecer oportunidades atraentes de aprendizado e desenvolvimento enquanto o funcionário permanecer na empresa.
