7 Dicas Incríveis para Limpeza de Redes de Esgoto e Drenagem

Os encanadores sabem como limpar e manter todo o encanamento de uma casa. A limpeza da linha de drenagem não é um problema para um encanador, mas é provável que você não seja um encanador.

Para aqueles de nós que não são treinados para cuidar do encanamento, pode parecer uma tarefa assustadora. As linhas de esgoto são longas e toda a água e resíduos que jogamos descem por elas. Se seus ralos começarem a fazer barulhos estranhos, ou se começarem a cheirar mal, é hora de limpá-los.

Quer saber mais sobre ? Acesse https://24hdesentupidora.com.br/

Limpeza da Linha de Drenagem

Todas as linhas de drenagem levam de sua casa ao sistema de esgoto. Cada ralo, seja em uma pia, chuveiro ou vaso sanitário, se conecta às linhas de esgoto que saem de sua casa. Estas são chamadas de linhas laterais e vão para o esgoto ou linha principal.

Se o seu esgoto precisa de limpeza, você sabe disso. Ruídos estranhos, cheiros e drenos lentos são sintomas de que sua linha de esgoto precisa de ajuda. No entanto, nem todas as situações exigem um encanador, e há coisas que você pode fazer para resolver muitos problemas.

Limpeza da Linha de Drenagem

Todas as linhas de drenagem correm para o sistema de esgoto de sua casa. Cada ralo, seja em uma pia, chuveiro ou vaso sanitário, se junta às linhas de esgoto que saem de sua casa. Estas são chamadas de linhas laterais e correm para a rede de esgoto ou para uma linha principal.

Se o seu esgoto precisar de limpeza, você saberá. Barulhos estranhos, cheiros e drenos de descarga lentos são sintomas de que sua linha de esgoto precisa de ajuda. Nem toda situação exige um encanador, no entanto, e há coisas que você pode fazer para resolver muitos problemas.

1. Limpe suas linhas com frequência

Uma maneira de conseguir isso é comprando um limpador de enzimas. Limpadores enzimáticos vêm em uma grande variedade de tipos. Alguns removem manchas de animais, mas outros são úteis para limpar linhas de drenagem. Qualquer tomada de encanamento e a maioria das lojas de ferragens terão produtos de limpeza de alta qualidade para essa finalidade.

Siga as instruções do fabricante e certifique-se de colocar o aspirador em um ralo grande. A melhor escolha para isso é um ralo de porão, mas qualquer ralo grande serve. Os limpadores enzimáticos funcionam por meio de uma reação biológica, portanto, é necessário tempo. Seja paciente e espere que o limpador faça seu trabalho.

2. Pegue uma cobra

As cobras são baratas e usá-las não é difícil. Pequenos entupimentos que ocorrem dentro de sua casa podem ser removidos com pouco esforço usando uma cobra. As cobras são brocas que são alimentadas em uma linha de drenagem e depois cortadas ou torcidas através de um entupimento.

As cobras não resolvem todos os problemas, mas são boas para pequenas obstruções. Uma simples cobra ajudará a manter seus drenos limpos, mas tome cuidado para não danificar suas linhas. Se você encontrar um entupimento que sua cobra não consegue passar, é uma boa indicação de que é hora de chamar um encanador.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

3. Bicarbonato de Sódio e Vinagre

Uma solução de limpeza comum que muitas pessoas usam para desengordurar é o bicarbonato de sódio misturado com vinagre. A reação química causada quando esses dois são misturados é espumosa e borbulha. As bolhas ajudarão o bicarbonato de sódio a remover a gordura que pode estar causando entupimentos.

Quando a graxa esfria, ela pode ficar muito pegajosa. Outros tipos de detritos ficarão presos na graxa que está em suas linhas. É possível que a gordura caia nas linhas de esgoto, mesmo que você não jogue muito no ralo. Com o tempo, ocorrerá acúmulo, e esse truque de limpeza é rápido e fácil e pode ser feito a qualquer momento.

4. Limpe suas linhas

Se você não está lidando com um entupimento, pode limpar suas linhas lavando-as com água. Ao fazer isso, coloque um pouco de limpador de ralos na água. Um banheiro é um ótimo lugar para fazer isso, pois permite que muita água e produto de limpeza desçam juntos.

Se você tem um entupimento, isso não é uma boa ideia. Quanto mais água você colocar na linha, mais será o backup. Pode até não ser possível se a água estiver alta o suficiente. Sempre que estiver limpando suas linhas de esgoto, certifique-se de que não haja obstruções. Se você fizer isso, eles precisam ser cuidados primeiro.

5. Limpeza Preventiva

A limpeza das linhas de esgoto não requer uma catástrofe para iniciar. Coloque um pouco de bicarbonato de sódio em suas linhas a cada um ou dois meses. Isso ajudará a limpar as paredes dos canos e pode ajudar a prevenir a ocorrência de problemas. Você também pode usar produtos de limpeza à base de frutas cítricas para isso.

6. Desentupidores de esgoto são uma ótima opção

Você não deseja usar produtos de limpeza químicos abrasivos com muita frequência, pois eles podem degradar seus canos. No entanto, algumas vezes por ano, você pode liberar produtos de limpeza de ralos em suas linhas. Ao fazer isso, certifique-se de não usar muita água ou dar descarga em qualquer outro ralo.

O produto químico precisa de tempo para sentar-se nos canos para dissolver quaisquer detritos e resíduos que possam estar se acumulando. Reduzir a quantidade de acúmulo em sua linha ajudará a evitar um entupimento.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

7. Procure uma Desentupidora de Drenagem Profissional

Nem todos os encanadores têm o equipamento para limpar as linhas principais de esgoto. Procure um encanador de limpeza de esgoto que ofereça esse serviço, e eles terão equipamentos especializados que podem ajudar. Questione o encanador que você contratar sobre o processo e quanto tempo levará.

Alguns entupimentos não são fáceis de limpar e outros podem indicar danos à sua linha de esgoto. Se você manteve suas linhas limpas e tentou remover o entupimento, isso pode significar um problema maior. Ter um profissional inspecionando suas linhas de esgoto pode economizar muito estresse e dinheiro.

Linhas de esgoto e sua casa

A maioria dos proprietários não pensa muito em suas linhas de esgoto. Enquanto estiverem funcionando corretamente, estarão fora de vista e fora da mente. Quando um problema aparece, pode significar uma despesa enorme, tentando limpá-lo você mesmo ou contratar alguém para fazer isso por você.

O que é um vazamento de laje?

Se você mora em uma casa com porão ou forro, não precisa se preocupar com vazamentos na laje. Casas construídas sobre fundações de laje, no entanto, têm encanamento sob a laje. Nesse tipo de sistema, o cimento envolve os canos de encanamento.

Como você pode imaginar, qualquer coisa enterrada no cimento é difícil (mas não impossível) de solucionar problemas, acessar e reparar. Antes de chegar à conclusão de que alguém cometeu um erro ao passar os canos de água sob sua fundação, é a maneira mais econômica de levar água para sua casa.

Se você tivesse visão de raio-x, poderia ver as linhas de água de cobre conectadas em coletores, cada uma direcionada para as luminárias de sua casa. Essas linhas de água fornecem água quente e fria para suas torneiras, chuveiros, máquinas de lavar e banheiros.

Às vezes, uma das linhas de água desenvolve um vazamento de orifício. Voila – você tem um vazamento na laje! Quão comuns são os vazamentos de laje e que os causam? Responderemos a essas perguntas na próxima seção.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81guas_residuais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *