Quando questionadas sobre como funcionam os sistemas de ar condicionado de automóveis, a maioria das pessoas responderia: “Não me importa como funcionam, só quero que funcionem!”. Embora essa possa ser uma resposta comum, não responde à pergunta. Se você é alguém que sempre teve curiosidade sobre como funciona o AC do carro, continue lendo abaixo para uma análise mais aprofundada da teoria do ar condicionado, dos componentes do sistema e da operação do sistema.

Como o AC funciona no carro?
O sistema de ar condicionado de um carro funciona manipulando o refrigerante entre o estado líquido e o gasoso. Conforme o refrigerante muda de estado, ele absorve calor e umidade do veículo e permite que o sistema emita ar frio e seco.
Para mudar o refrigerante entre um estado líquido e gasoso, o sistema de ar condicionado funciona para controlar a pressão e a temperatura.
Refrigerantes do sistema AC
No passado, os sistemas de ar condicionado de automóveis usavam R-12 como refrigerante. O R-12 (também conhecido como Freon) é um refrigerante à base de CFC (clorofluorocarbono) muito eficaz que não é inflamável e não é venenoso para os humanos. Durante o final da década de 1980, os cientistas descobriram que o uso generalizado de R-12 estava danificando a camada de ozônio da Terra.
Os fabricantes fizeram a transição para o R-134a em meados da década de 1990. O R-134a é um refrigerante à base de HFC (hidrofluorocarbono) que não possui as propriedades destruidoras de ozônio do R-12 / Freon. O mais novo refrigerante é o R-1234yf, que produz menos gases de efeito estufa.

Peças do sistema AC do carro
Os sistemas de ar condicionado de automóveis têm alguns componentes principais. Listadas abaixo estão as partes principais e suas funções:
Compressor
- Unidade de energia do sistema que separa o lado de baixa pressão do lado de alta pressão
- Pega o gás de baixa pressão e o comprime em gás de alta temperatura / alta pressão
- Montado na frente do motor e acionado por correia serpentina
Condensador
- Reduz a temperatura do refrigerante enquanto mantém alta pressão
- O refrigerante muda do estado gasoso para o estado líquido à medida que esfria
- Semelhante ao radiador do motor, ele usa ar forçado (ventilador ou movimento do veículo) para transferir calor
- Montado na frente do veículo, atrás da grade
Secador
- Remove a água do refrigerante usando um dessecante (agente de secagem)
- Tem algumas propriedades de filtragem do sistema
- Montado no lado de alta pressão do sistema, entre o condensador e o dispositivo de medição

Dispositivo de medição
- Válvula de expansão ou tubo de orifício fixo
- Reduz a pressão do refrigerante, o que diminui rapidamente a temperatura do refrigerante
- O refrigerante ainda está na forma líquida após sair do dispositivo de medição
- Montado no lado de alta pressão do sistema, entre o secador e o firewall
Evaporador
- O refrigerante volta ao estado gasoso no evaporador, causando um efeito de resfriamento
- O ar da cabine é resfriado e seco enquanto sopra no evaporador
- Apenas componente montado dentro do compartimento do passageiro, atrás do painel
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Fonte: https://www.r7.com