Não há uma resposta simples para a questão de quanto tempo uma bateria de carro vai durar, mas é possível oferecer algumas generalizações com base em décadas de experiência no setor. Para começar, sabemos que a vida útil de uma bateria de carro varia com base em três fatores principais: tempo, calor e vibração. Vamos dar uma olhada em cada um.

Tempo
Como as pessoas, as baterias dos automóveis envelhecem com o tempo e têm uma vida útil finita. Mesmo em condições operacionais ideais, as baterias se deterioram gradualmente até que não possam mais fornecer energia suficiente para dar partida no motor. Os padrões de uso de automóveis também contribuem para o envelhecimento da bateria. Os carros dirigidos principalmente em viagens curtas podem não permitir que a bateria seja totalmente recarregada, e as baterias dos veículos estacionados por longos períodos se descarregam naturalmente. Em ambas as situações, usar um carregador de manutenção como o AAA’s Battery Tender manterá a bateria totalmente carregada e aumentará sua vida útil.
Aquecer
O calor facilita o uso das baterias de reação química para gerar eletricidade, mas também aumenta a taxa de degradação da bateria. Em climas mais frios do norte, uma bateria pode durar cinco anos ou mais, mas em locais quentes do sul, cerca de três anos é mais comum. As baterias também vivem em um ambiente hostil, onde as temperaturas podem facilmente ultrapassar 200 graus Fahrenheit em clima quente. Para combater esse calor, as montadoras podem montar a bateria em uma área isolada, instalar um escudo térmico sobre a bateria ou realocar a bateria fora do compartimento do motor, muitas vezes sob o banco traseiro ou piso do porta-malas.

Vibração
O último fator chave na vida da bateria é a vibração, que causa avaria física das peças internas da bateria. Para minimizar os efeitos da vibração, um hardware especial de retenção protege as baterias no lugar e evita que elas se movam. Pressões perdidas ou frouxas podem reduzir significativamente a vida útil da bateria.
Outras considerações
Embora menos comum do que os fatores acima, um sistema de carregamento com defeito também reduzirá a vida útil da bateria. O carregamento insuficiente ou excessivo persistente acelera o envelhecimento da bateria. Alguns carros mais novos com baterias de tapete de vidro absorvente (AGM) exigem controle cuidadoso das taxas de carga para a vida útil máxima da bateria, e a montadora pode até alterar a estratégia de carga conforme a bateria envelhece. Por fim, permitir que a bateria de qualquer carro fique completamente descarregada irá reduzir sua vida útil, mesmo que possa ser recarregada e colocada novamente em serviço.

Conclusão
Quando seu carro precisar de uma bateria nova, sempre compre uma de um vendedor de alto volume com estoque novo. Você não quer uma bateria que já perdeu boa parte de sua vida útil parada em uma prateleira. Além disso, procure uma bateria com garantia estendida de substituição completa. Baterias de qualidade oferecem substituição gratuita por três ou mais anos se houver um problema dentro desse período. Uma garantia que entra em um período de substituição rateado mais cedo exigirá um pagamento parcial para substituir a bateria assim que o prazo de cobertura total expirar.
Acessando o site: https://fortebaterias.com/site/ você encontrará um guias completo sobre a troca de bateria do seu carro.
Fonte: https://www.r7.com