O que é cirurgia plástica?
É um equívoco comum que a palavra plástico em cirurgia plástica significa artificial. A palavra vem do grego antigo plastikos, que significa moldar ou dar forma. A cirurgia plástica é uma especialidade cirúrgica envolvida tanto na melhora da aparência de uma pessoa quanto na reconstrução de defeitos nos tecidos faciais e corporais causados por doenças, traumas ou distúrbios do nascimento.
A cirurgia plástica restaura e melhora a função, bem como a aparência. Pode envolver cirurgia em qualquer parte da anatomia, exceto o sistema nervoso central, incluindo:
- Pele, incluindo câncer de pele, cicatrizes, queimaduras, marcas de nascença e remoção de tatuagens
- Maxilofacial (o esqueleto facial)
- Anomalias congênitas, incluindo orelhas deformadas, fenda palatina e lábio leporino.

Médicos que fazem cirurgia plástica
É importante selecionar um médico certificado em cirurgia plástica. Geralmente, um cirurgião certificado em cirurgia plástica se formou em uma faculdade de medicina credenciada e completou pelo menos 5 anos de pós-graduação em medicina. Isso geralmente inclui 3 anos de cirurgia geral e 2 anos de cirurgia plástica. Além disso, o cirurgião deve praticar cirurgia plástica por 2 anos e passar por exames escritos e orais abrangentes para se tornar certificado. A certificação do conselho é renovada a cada 10 anos para garantir a competência contínua na especialidade.
O que inclui a cirurgia plástica?
A cirurgia plástica inclui procedimentos reconstrutivos e estéticos (cosméticos):

Cirurgia plástica reconstrutiva
Em geral, a cirurgia reconstrutiva é feita em estruturas anormais do corpo que podem ser causadas por:
- Trauma
- Infecção
- Anormalidades de desenvolvimento
- Anomalias congênitas (presentes no nascimento)
- Doença
- Tumores
Esse tipo de cirurgia geralmente é feito para melhorar a função, mas também pode ser feito para alterar a aparência.
Cirurgia endoscópica
A cirurgia endoscópica é realizada com um endoscópio, uma sonda tubular que possui uma pequena câmera e uma luz brilhante, que é inserida em uma pequena incisão (um pequeno corte na pele). As imagens da câmera são transmitidas de volta para uma tela, que o cirurgião observa enquanto manipula o endoscópio dentro do corpo. O endoscópio é um dispositivo que auxilia o cirurgião durante os procedimentos cirúrgicos. Os instrumentos para realmente realizar a cirurgia são inseridos por meio de uma (s) incisão (ões) diferente (s). Grandes procedimentos podem ser feitos com cicatrizes mínimas.

Cirurgia de retalho
A cirurgia de retalho envolve a movimentação de tecido saudável e vivo de um local para outro do corpo – geralmente para áreas que perderam pele, gordura, movimento muscular e / ou suporte esquelético. Existem vários tipos diferentes de métodos de cirurgia de retalho que podem ser usados, dependendo da localização do retalho e das estruturas que precisam ser reparadas. Os tipos incluem o seguinte:
- Retalho local. Ele está localizado próximo à ferida; a pele permanece presa em uma das extremidades para que o suprimento de sangue permaneça intacto.
- Retalho regional. Isso usa uma seção de tecido que é fixada por um vaso sanguíneo específico.
- Retalho de osso / tecido mole. Esse tipo de retalho é freqüentemente usado quando o osso e a pele sobrejacente são movidos para um novo local.
- Retalho musculocutâneo (retalho muscular e cutâneo). Esse tipo de retalho é frequentemente usado quando a área a ser coberta precisa de mais volume e um suprimento sanguíneo maior. Esse tipo de retalho costuma ser usado para reconstruir uma mama após uma mastectomia.
- Retalho livre microvascular. Isso envolve separar e reconectar a pele e os vasos sanguíneos de um local do corpo para outro local. A microcirurgia é usada para ligar os vasos sanguíneos.
Acessando o site: https://plasticadosfamosos.com.br você encontra um guia completo sobre atores famosos que realizam um procedimento plástico.
Fonte: https://www.r7.com