Caixa d’água e tipos de caixas d’água utilizadas na engenharia civil?

Caixa d’água e tipos de caixas d’água utilizadas na engenharia civil?

julho 20, 2022 0 Por eduardo

Caixa d’água e diferentes tipos de caixa d’água na engenharia civil?

A água é o requisito básico para todos os seres vivos na terra. Os tanques de água são geralmente usados ​​para armazenar água conforme necessário para os organismos vivos. A água é armazenada primeiro na caixa d’água e depois distribuída para as comunidades residenciais. Dependendo de vários fatores, como o número de pessoas, a capacidade do tanque de água varia. Neste artigo, vamos esclarecer os conceitos relacionados aos tipos de caixas d’água utilizadas na engenharia civil. Quer saber mais sobre caixa d’água ? Acesse http://caixaforte.ind.br/78

Como calcular as dimensões do tanque de água de acordo com a capacidade do tanque de água?

Vários caixa d’água usados ​​na construção

Com base nos requisitos, o tanque de água é classificado em três tipos principais, indicados abaixo

  • Permanentemente no tanque de água subterrâneo
  • Sob o tanque de água subterrâneo
  • Tanque de água elevado

Permanentemente em tanques de água subterrâneos

É mais comumente usado em tanques de água pura e tanques de ajuste. A estrutura de concreto da CCR será inicialmente erguida na superfície e a água será armazenada para uso. A água era distribuída de um lugar para outro com a ajuda de motobombas e às vezes a água era distribuída por gravidade.

Sob a caixa d’água subterrânea

A caixa d’água subterrânea é mais comumente usada em casas, apartamentos e prédios comerciais. A estrutura da caixa d’água foi construída no subsolo para a capacidade especificada como 200.000 litros, 300.000 litros, etc. Como há água abaixo da superfície da terra, a distribuição é feita apenas pelo sistema de bombeamento de água.

Caixa d’água Elevado

Sistemas de caixa d’água elevados são comumente vistos no grande grupo comunitário. Com este tipo, a água é armazenada acima do solo. Primeiramente, a construção da estrutura é realizada com vigas e colunas e, em seguida, a caixa d’água é feita sobre a estrutura do pórtico nu (vigas e colunas). A água é distribuída exclusivamente pela água armazenada acima do solo com a ajuda da gravidade. A figura abaixo mostra um exemplo de um tanque de água elevado usado na construção.

Diferentes tipos de tanques com base na forma

Abaixo estão diferentes tipos de tanques de água com base no formato da estrutura

  1. Tanques de água circulares
  2. Tanques de água quadrados
  3. Tanques de água retangulares
  4. Tanques de água Intez
  5. Tanques esféricos
  6. Tanques tipo fundo cônico
  7. Tanques de água do polígono

Os tanques de água circulares são amplamente utilizados hoje em dia para o categoria de tipos elevados e subterrâneos. Modelos circulares são feitos para o raio e diâmetro especificados do modelo do tanque. O reforço total é fornecido pela forma circular. Os elementos de placa (elementos de placa) são fabricados no sistema de estado redondo.

caixa d’água redondos

O tipo de tanques de água redondos é amplamente utilizado hoje em dia para a categoria de tipos elevados e subterrâneos. Modelos circulares são feitos para o raio e diâmetro especificados do modelo do tanque. O reforço completo é fornecido pela forma circular. Os elementos de placa (elementos de placa) são fabricados no sistema de estado redondo. Quer saber mais sobre cada caixa d’água ? Acesse http://caixaforte.ind.br/caixadagua/

Tanque de água quadrado Os tanques de água quadrados são aqueles que são iguais em comprimento e largura. Este tipo de tanque de água também é encontrado sob estruturas subterrâneas ou elevadas. O reforço total é feito nos quatro lados da caixa d’água com as mesmas dimensões dos valores de comprimento e largura.

Caixa d’água retangular

A caixa d’água retangular é semelhante à caixa d’água quadrada, mas o comprimento e a largura da estrutura possuem valores diferentes. Estes também são considerados sob tanques elevados ou subterrâneos.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Caixa d’água Intez

Os tanques de água Intez são aqueles onde a estrutura do tanque de água repousa sobre vigas circulares de valores de raio variados. O modelo 3D do tanque de água de amostra da Intez é mostrado na imagem abaixo. A maioria dos tanques Intez pertencem à categoria superior. O sistema de distribuição de água fará isso por gravidade neste tanque.

Caixa d’água esférico

Este tipo de caixa d’água esférico é usado na indústria. Esses tanques eram feitos de aço ou metal e eram usados ​​para armazenar produtos químicos, gases, amônia, polipropileno, GLP, etc.

Caixa d’água de fundo cônico

Os caixa d’água de fundo cônico são comumente usados ​​para armazenar produtos químicos, líquidos e água. Este tipo de caixa d’água geralmente tem uma forma cônica no fundo do tanque. A distribuição de água ou materiais líquidos é feita facilmente a partir desta ponta cônica inferior.

Caixa d’água poligonais

Os caixa d’água com formas poligonais pertencem a este tipo de tanque. Para tanques poligonais, são considerados os três ou mais lados da estrutura. À medida que a capacidade do tanque de água aumenta, o diâmetro da estrutura aumenta da mesma maneira que o número de lados do caixa d’água aumenta. Este tipo de caixa d’água considera caixa d’água elevados, subterrâneos ou subterrâneos.

Conclusões das caixas d’água utilizadas na engenharia civil

A água é o requisito básico e importante para o organismo vivo. Os conceitos explicados acima referem-se aos tipos de tanques de água utilizados na engenharia civil. Dependendo da capacidade e das necessidades, os tanques são classificados em três tipos principais, que se referem ao tanque de água subterrâneo, tanque de água de inundação e tanque de água subterrânea. De acordo com a forma, os tanques são classificados em tanque de água redondo, tanque de água quadrado, tanque de água retangular, tanque de água Intez, tanque esférico, tanque de piso cônico e tanque de água poligonal.

Modelos de caixa d’água de plástico

Os caixa d’água são produzidos com corpo monobloco e como uma construção de peça única. Por esta razão, ao selecionar tanques de plástico, as dimensões da área de uso são importantes. Como resultado dos trabalhos realizados e pesquisas de P&D, produzimos modelos de tanques adequados para todas as áreas. Para uso doméstico, temos caixas d’água potável em nossos estoques em modelo quadrado de 100 litros a 500 litros.

Para modelos de tanque de água de plástico, os modelos de caixa d’água retangular formados podem ser usados ​​para uso em caravanas ou em veículos. Os tanques retangulares possuem uma estrutura ergonômica ideal para um uso prático com sua estrutura fácil de transportar e dimensões adequadas para todas as áreas. Os modelos de tanque de água de plástico, são produzidos para uso individual e comercial. Os tanques que possuem capacidade e dimensões superiores a 50, possuem estrutura adequada para garantir a saúde do líquido. Existem várias áreas de uso para tanques de armazenamento de água de plástico. Temos variedades adequadas para todas as áreas de uso.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Caixa-d%27%C3%A1gua