Cirurgia vascular e endovascular

Varizes

As varizes (VAR-i-kos) são veias inchadas e retorcidas que você pode ver logo abaixo da superfície da pele. Essas veias costumam aparecer nas pernas; no entanto, eles também podem se formar em outras partes do corpo. As varizes são uma condição comum e geralmente causam poucos sinais ou sintomas. Em alguns casos, as varizes podem causar complicações, como dor leve a moderada, coágulos sanguíneos ou úlceras na pele.

As veias são vasos sanguíneos que transportam sangue dos tecidos do corpo para o coração. O coração bombeia sangue para os pulmões para pegar oxigênio. O sangue rico em oxigênio é então bombeado para o corpo através das artérias. O sangue flui de suas artérias através de pequenos vasos sanguíneos chamados capilares, onde fornece oxigênio aos tecidos do corpo. O sangue então retorna ao coração pelas veias para coletar mais oxigênio. Quer saber mais sobre as varizes, acesse https://angio.com.br/

As veias têm válvulas unidirecionais que ajudam o sangue a fluir para o coração. Quando suas válvulas estão fracas ou danificadas, o sangue pode voltar e se acumular em suas veias. Isso faz com que as veias inchem, o que pode levar a varizes. Vários fatores podem aumentar o risco de varizes, incluindo histórico familiar, idade, sexo, gravidez, excesso de peso ou obesidade e falta de exercícios.

As varizes são tratadas por meio de mudanças no estilo de vida e procedimentos médicos. Os objetivos do tratamento são aliviar os sintomas, prevenir complicações e melhorar a aparência.

Panorama

As varizes geralmente não causam nenhum problema médico. Se suas varizes estiverem causando quaisquer sinais e sintomas, seu médico pode simplesmente sugerir mudanças no estilo de vida.

Em alguns casos, as varizes podem causar complicações como dor, coágulos sanguíneos ou úlceras na pele. Se sua condição for mais grave, seu médico pode recomendar um ou mais procedimentos médicos. Algumas pessoas escolhem esses procedimentos para melhorar a aparência de suas varizes ou para aliviar a dor.

Muitos tratamentos disponíveis para varizes são rápidos e fáceis e não requerem um longo tempo de recuperação.

Problemas de veias relacionados a varizes

Muitos problemas venosos estão relacionados a varizes, como telangiectasia, vasinhos, varicocele e outros problemas venosos.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

Telangiectasias

Telangiectasias são pequenos acúmulos de vasos sanguíneos. Eles geralmente são encontrados na parte superior do corpo, incluindo o rosto.

Esses vasos sanguíneos aparecem vermelhos. Eles podem se formar durante a gravidez e são comuns em pessoas com certos distúrbios genéticos, infecções virais ou outras condições, como doença hepática.

Como a telangiectasia pode ser um sinal de uma condição mais séria, consulte seu médico. médico se pensa que os tem.

Veias de aranha

As veias da aranha são uma versão menor das veias varicosas e um tipo menos grave de telangiectasia. As veias da aranha cercam os capilares, os menores vasos sanguíneos do corpo.

As veias da aranha geralmente aparecem nas pernas e no rosto. Eles geralmente se parecem com uma teia de aranha ou galho e podem ser vermelhos ou azuis. Geralmente não são um problema médico. Caso se interesse mais sobre as dicas sobre os cuidados após a cirurgia de varizes, acesse https://angio.com.br/varizes/quais-sao-os-cuidados-apos-a-cirurgia-de-varizes/

Varicocele

Varicocele são veias varicosas no escroto (a pele sobre os testículos). A varicocele pode estar associada à infertilidade masculina. Se você acha que tem varicocele, consulte seu médico.

Outros problemas venosos relacionados

Outros tipos de veias varicosas incluem lagos venosos, veias reticulares e hemorróidas. As veias venosas são veias varicosas que aparecem no rosto e no pescoço.

As veias reticulares são veias azuis rasas que geralmente podem ser vistas atrás dos joelhos. Hemorróidas são veias varicosas dentro e ao redor do ânus.

Causas

Válvulas venosas fracas ou danificadas podem causar varizes. Depois que suas artérias abastecem seu corpo com sangue rico em oxigênio, suas veias devolvem sangue ao coração. As veias das pernas precisam trabalhar contra a gravidade para fazer isso.

As válvulas unidirecionais nas veias se abrem para permitir que o sangue flua e depois se fecham para evitar que o sangue volte. Quando as válvulas estão fracas ou danificadas, o sangue pode voltar e se acumular nas veias. Isso faz com que as veias inchem.

Válvulas fracas podem ser causadas por paredes fracas das veias. Quando as paredes das veias estão fracas, elas perdem sua elasticidade normal e se tornam como um elástico esticado demais. Como resultado, as paredes das veias se tornam mais longas e largas, e as válvulas se abrem.

Quando as válvulas se abrem, o sangue pode fluir de volta através das válvulas. O refluxo de sangue enche as veias e expande ainda mais as paredes. Como resultado, as veias aumentam, incham e muitas vezes torcem enquanto tentam se espremer em seu espaço normal. Estas são as varizes.

Fatores de risco

Vários fatores podem aumentar o risco de varizes, incluindo histórico familiar, idade, sexo, gravidez, excesso de peso ou obesidade e falta de exercícios.

Histórico familiar

Ter membros da família com varizes pode aumentar o risco de desenvolver a doença. Cerca de metade de todas as pessoas com varizes têm histórico familiar.

Idade

O envelhecimento pode colocá-lo em maior risco de varizes. O desgaste normal da idade pode fazer com que as válvulas em suas veias enfraqueçam e não funcionem tão bem.

Gênero

As mulheres são mais propensas a ter varizes do que os homens. As alterações hormonais que ocorrem durante a puberdade, gravidez, menopausa ou ao tomar pílulas anticoncepcionais podem aumentar a chance de uma mulher desenvolver varizes.

Gravidez

Durante a gravidez, o feto em crescimento exerce pressão do veias da perna. As varizes que aparecem durante a gravidez geralmente melhoram dentro de 3 a 12 meses após o nascimento.

Estar acima do peso ou ser obeso pode colocar uma pressão extra nas suas veias. Isso pode causar varizes.

Inatividade

Ficar em pé ou sentado por longos períodos, especialmente com as pernas dobradas ou cruzadas, pode aumentar o risco de varizes. Isso ocorre porque ficar em uma posição por muito tempo pode forçar suas veias a trabalhar mais para bombear sangue para o coração.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

Sinais e sintomas

Os sinais e sintomas de varizes incluem:

  • Grandes veias que você pode ver em sua pele.
  • Leve inchaço dos tornozelos e pés.
  • Pernas doloridas, doloridas ou “pesadas”.
  • Palpitação ou cãibras nas pernas.
  • Coceira nas pernas, especialmente na parte inferior da perna e no tornozelo. Isso às vezes é diagnosticado incorretamente como pele seca.
  • Pele descolorida na área ao redor da veia varicosa.

Sinais de telangiectasia são aglomerados de veias vermelhas que você pode ver em sua pele. Eles geralmente estão localizados no tronco, incluindo o rosto. Os sinais de vasinhos são veias vermelhas ou azuis em um padrão de malha, geralmente aparecendo nas pernas e no rosto.

Consulte o seu médico se notar estes sinais e sintomas. Eles também podem ser sinais de outras condições, às vezes mais graves.

Complicações

As veias varicosas às vezes podem causar dermatite (Der-ma-TI-tis), uma erupção cutânea com coceira. Se você tem varizes nas pernas, a dermatite pode afetar a parte inferior da perna ou o tornozelo. A dermatite pode causar sangramento ou úlceras na pele quando a pele é arranhada ou irritada.

As veias varicosas também podem levar a uma condição chamada tromboflebite superficial. Tromboflebite é um coágulo de sangue em uma veia. Tromboflebite superficial significa que o coágulo sanguíneo ocorre em uma veia perto da superfície da pele. Este tipo de coágulo sanguíneo pode causar dor e outros problemas na área afetada.

Fonte: https://www.drmarcelobdalio.com.br/para-sua-saude/o-que-e-cirurgia-endovascular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *