Razões pelas quais a bateria do seu carro continua morrendo

Quando a bateria do seu carro acaba uma vez, pode ser tentador simplesmente descartá-la como um acaso. As baterias dos carros podem morrer por uma enorme variedade de razões diferentes, e sempre há a chance de que o que deu errado não dê errado novamente. Mas quando a bateria do seu carro continua morrendo repetidamente, é uma aposta bastante segura que há um problema subjacente que precisa ser tratado antes que você acabe preso em algum lugar. Quer saber mais sobre a bateria do seu carro, acesse https://doutorbateriasbh.com.br/

https://youtu.be/B57eDzSnBKg

Por que as baterias do carro morrem?

A lista de problemas que podem causar a morte de uma bateria de carro é tão longa que se aproxima do interminável, mas praticamente todos os assassinos de bateria podem ser encaixados nas três categorias básicas de problemas de bateria, problemas no sistema elétrico e erro simples do usuário. Alguns deles podem ser tratados em casa, e outros provavelmente exigirão uma visita ao seu mecânico, mas não há como ter certeza até que você arregace as mangas e se aprofunde.

Também é importante notar que quando a maioria das pessoas fala sobre uma bateria morrendo repetidamente, eles estão falando sobre uma situação em que o veículo não liga depois de ficar estacionado por um período de tempo. Se sua bateria parece morrer enquanto você está dirigindo pela estrada, é mais provável que você tenha algum tipo de problema com o sistema de carregamento (também abordaremos essa situação).

O que faz com que uma bateria de carro continue morrendo?

Algumas das razões mais comuns para uma bateria de carro morrer repetidamente incluem conexões de bateria soltas ou corroídas, drenos elétricos persistentes, problemas de carregamento, demandando constantemente mais energia do que o alternador pode fornecer e até condições climáticas extremas. Alguns desses problemas são suficientes para matar uma bateria por conta própria, enquanto outros geralmente são acoplados a uma bateria que já está fraca ou nas últimas.

  1. Faróis ou luzes de teto acesas.

    1. Faróis, ou mesmo uma luz de cúpula muito fraca, drenarão uma bateria descarregada durante a noite.
    2. Certifique-se de verificar se há luzes internas quando estiver escuro lá fora.
    3. Alguns faróis são projetados para permanecer acesos por um tempo, mas um sistema com defeito pode deixá-los acesos permanentemente.
  2. Bateria em estado fraco ou ruim.

    1. Uma bateria com pouca manutenção ou fraca pode não manter uma carga muito boa.
    2. Mesmo pequenos drenos, como a função de memória no rádio do carro, podem matar uma bateria muito fraca.
  3. Conexões da bateria corroídas ou soltas.

    1. ​Conexões de bateria corroídas podem impedir que o sistema de carregamento complete sua bateria quando você estiver dirigindo.
    2. Conexões de bateria soltas também podem causar problemas.
  4. Outros drenos parasitas no sistema elétrico.

    1. Drenos parasitas podem ser difíceis de encontrar, mas são totalmente capazes de matar baterias mortas.
    2. Os drenos comuns incluem as luzes do porta-luvas e do porta-malas que acendem ou permanecem acesas quando não deveriam.
  5. Temperaturas extremamente quentes ou frias.

    1. O clima quente ou frio não mata uma bateria nova ou em bom estado, mas uma bateria fraca ou velha pode falhar em condições extremas.
    2. O clima extremamente quente ou frio também pode ampliar outros problemas subjacentes.
  6. Problemas no sistema de carregamento.

    1. Se uma bateria parecer morrer quando você estiver dirigindo, o sistema de carregamento pode estar com defeito.
    2. Correias frouxas ou esticadas e tensores gastos podem impedir o funcionamento de um alternador.

Verificação de faróis, luzes de teto e outros acessórios

As baterias de carro são projetadas para alimentar faróis, luzes de teto e vários outros acessórios sempre que o motor está desligado, mas têm uma capacidade muito limitada para fazê-lo. Isso significa que se alguma coisa ficar ligada depois que o motor for desligado, a bateria quase certamente morrerá.

Deixar os faróis acesos pode matar uma bateria fraca na quantidade de tempo que você leva para fazer uma pequena tarefa, como fazer compras, mas mesmo uma pequena luz interna pode esgotar uma bateria durante a noite. Portanto, se você estiver lidando com uma bateria que fica descarregada repetidamente, vale a pena conferir à noite quando está escuro, quando uma luz fraca ou fraca será mais fácil de ver.

Alguns veículos mais novos também são projetados para deixar os faróis, as luzes de teto ou até o rádio ligado por um tempo depois de desligar o motor e remover as chaves. Quando tudo estiver funcionando corretamente, você pode se afastar de um veículo como este e tudo será desligado em um cronômetro. Se você voltar meia hora ou uma hora depois, e coisas como os faróis ainda estiverem acesos, provavelmente é por isso que sua bateria está morrendo.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Manutenção e teste de uma bateria de carro

Se você não vir nada óbvio, como faróis ou uma luz de teto acesa, a próxima coisa a verificar é a própria bateria. Muitos  problemas de bateria podem ser resolvidos com manutenção básica , e uma bateria mal conservada não manterá a carga como fazia quando era nova.

Se sua bateria não estiver selada, é importante certificar-se de que cada célula esteja devidamente preenchida com eletrólito . Se você olhar dentro das células e ver que o nível de eletrólito caiu abaixo dos topos das placas de chumbo, isso é um problema.

As células da bateria devem ser completadas com água destilada, mas ir direto para a torneira geralmente é bom, dependendo da qualidade da água onde você mora. Você também pode testar sua bateria com uma ferramenta barata chamada hidrômetro, que permite verificar a gravidade específica do eletrólito em cada célula. Se uma ou mais células estiverem muito fracas após o carregamento completo da bateria, isso é um sinal de que a bateria precisa ser substituída.

Outra maneira de verificar sua bateria é usar uma ferramenta mais cara chamada testador de carga. Esta ferramenta coloca uma carga na bateria que simula o desenho de um motor de partida e permite que você veja a tensão da bateria carregada e descarregada. Algumas lojas e lojas de peças testarão sua bateria gratuitamente se você não possuir um testador de carga, enquanto outras cobrarão uma taxa nominal. O Blog Doutor Baterias Bh detalha outras coisas, veja a seguir https://doutorbateriasbh.com.br/#servicos

Se você decidir pegar seu próprio testador de carga, é importante lembrar que as baterias que estão em curto internamente podem explodir sob as condições corretas . É por isso que é tão importante usar equipamentos de proteção ao trabalhar em torno de uma bateria.

Verificando se há conexões de bateria de carro soltas ou corroídas

Ao realizar uma inspeção visual da bateria, você pode notar corrosão ao redor dos terminais, cabos ou conectores da bateria. A corrosão pode nem ser perceptível em algumas situações, ou você pode ver grandes manchas brancas, azuis ou verdes de material corroído.

Se houver corrosão entre os terminais da bateria e os conectores do cabo, isso interferirá na capacidade do motor de partida de extrair corrente da bateria e na capacidade do sistema de carregamento de completar a bateria.

                                             

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *