Por que minhas gengivas são sensíveis?

Visão geral

Embora a escovação e o uso do fio dental sejam hábitos diários, gengivas doloridas ou sensíveis podem tornar a experiência dolorosa.

A sensibilidade ou dor na gengiva pode ser leve ou grave. Algumas pessoas podem ignorar a sensibilidade leve como um pequeno aborrecimento. Mas gengivas doloridas podem ser um sinal de um problema sério. É importante entender por que a sensibilidade ocorre, bem como os sintomas e tratamentos para a dor. Quer saber mais sobre ? Acesse https://ortho3dbr.com.br/

Quais são os sintomas de gengivas sensíveis?

Se você tem gengivas sensíveis, pode sentir dor sempre que escovar os dentes ou passar fio dental. A dor pode diminuir gradualmente ou persistir. Às vezes, gengivas sensíveis são acompanhadas por:

  • inchaço
  • vermelhidão
  • sangramento
  • mal hálito

Tenha em mente que há uma diferença entre sensibilidade dentária e sensibilidade gengival. Dependendo da localização da sua dor, você pode ter dificuldade em determinar se o problema vem de suas gengivas ou dentes.

Se você tem sensibilidade dentária, no entanto, também pode sentir dor ao comer e beber itens frios ou quentes. As causas subjacentes da sensibilidade dentária podem incluir:

  • uma cavidade
  • perder o enchimento
  • esmalte dental desgastado

O que causa gengivas sensíveis?

Escovar e passar fio dental com muita força às vezes pode causar sensibilidade nas gengivas. Nesse caso, você pode sentir dor durante ou depois de cuidar dos dentes.

Outras vezes, a sensibilidade é devido a dentaduras ou aparelhos. Este tipo de dor pode ser temporária. Pode resolver uma vez que sua boca se ajusta à aplicação odontológica.

Mas essas não são as únicas causas possíveis de gengivas sensíveis. O problema subjacente pode ser outro problema ou condição, incluindo aqueles não relacionados à higiene bucal. Aqui estão algumas outras causas de sensibilidade gengival:

1. Doença da gengiva

A doença gengival é a inflamação nas gengivas. Afeta o tecido que mantém os dentes no lugar. A má higiene dental pode levar a doenças gengivais. Ocorre quando a placa se acumula nos dentes. A placa é um filme pegajoso contendo bactérias.

A gengivite é o estágio inicial da doença gengival. Os sintomas incluem gengivas doloridas e inchadas que podem sangrar facilmente. Se não for tratada, esta condição pode avançar para a periodontite.

A periodontite ocorre quando a placa se espalha abaixo da linha da gengiva. Isso desencadeia uma forte resposta inflamatória no tecido que sustenta os dentes e os ossos. Em casos graves, pode resultar em perda de dentes se as gengivas se separarem dos dentes.

2. Deficiência de vitamina C (escorbuto)

O escorbuto é uma deficiência grave de vitamina C. Ocorre quando você não obtém vitamina C suficiente de sua dieta, ou quando seu corpo tem dificuldade em absorver a vitamina.

Os sintomas de uma deficiência incluem gengivas doloridas, inchadas e sangrando. Você também pode sentir irritabilidade, fadiga, dor nas articulações e hematomas na pele.

3. Fumar

Fumar não só aumenta o risco de câncer de pulmão e derrame. O tabaco também pode danificar as gengivas e causar doenças nas gengivas, desencadeando a sensibilidade das gengivas.

4. Diabetes

O diabetes não controlado também pode afetar a saúde bucal porque muita glicose (açúcar) na saliva contribui para o crescimento de placas e bactérias na boca. Se a placa não for removida, a doença gengival pode se desenvolver.

5. Alterações hormonais

Alterações hormonais também podem resultar em sensibilidade gengival. Isso pode ocorrer durante a gravidez, puberdade, menstruação e menopausa. As flutuações hormonais podem causar aumento do fluxo sanguíneo para as gengivas, tornando-as mais macias e sensíveis.

6. Infecções orais

Aftas , úlceras na boca e infecções orais também podem irritar as gengivas, causando dor. Causas de aftas incluem:

  • deficiências de vitaminas
  • estresse
  • doenças autoimunes
  • alimentos ácidos

As infecções orais podem incluir candidíase oral ou herpes . Os sintomas podem incluir feridas superficiais ou lesões brancas nas gengivas acompanhadas de dor.

7. Estresse

Muito estresse pode levar a um nível elevado de cortisol. Este é um hormônio do estresse. Um alto nível de cortisol durante um período prolongado causa inflamação em diferentes partes do corpo, incluindo as gengivas.

Quais são os tratamentos para gengivas sensíveis?

O tratamento para a sensibilidade gengival depende da causa subjacente. Às vezes, você pode tratar a sensibilidade em casa. Outras vezes, você precisará consultar seu dentista.

Tratamentos caseiros

  • Melhore sua higiene bucal: Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia e use fio dental pelo menos uma vez ao dia. Se necessário, peça ao seu dentista para demonstrar técnicas de limpeza adequadas. Seja gentil. Use uma escova de cerdas macias para evitar irritação da gengiva.
  • Use antisséptico bucal: Isso ajuda a matar as bactérias na boca e acalma as gengivas irritadas.
  • Obtenha vitamina C suficiente: Aumente a ingestão de frutas e vegetais ou tome um multivitamínico. A quantidade diária recomendada de vitamina C para adultos é entre 65 e 90 miligramas (mg), até 2.000 mg por dia, diz a Clínica Mayo.O Blog Ortho3dbr detalha outras coisas importantes sobre uma boa higiene bucal que você deveria tomar cuidado, veja a seguir https://ortho3dbr.com.br/melhores-dentistas-nova-lima/
  • Beba mais água: Se você não conseguir escovar após uma refeição, beba água para ajudar a lavar os alimentos e as bactérias dos dentes e da boca.
  • Parar de fumar: Fazer isso vai curar suas gengivas e parar a sensibilidade gengival. Se você não consegue parar com o peru frio, procure uma terapia temporária de reposição de nicotina ou confira aplicativos para ajudá-lo a parar.
  • Pratique o gerenciamento do estresse: Durma bastante, faça exercícios regularmente, aprenda a dizer não e não se comprometa demais.
  • Use medicamentos de venda livre: Algumas feridas na boca desaparecem sozinhas sem tratamento. Mas você pode usar cremes anestésicos orais vendidos sem receita, como Orajel, para aliviar a sensibilidade até que uma ferida cicatrize (mas não o use ou produtos semelhantes em bebês). Ou você pode tomar analgésicos de venda livre. Estes incluem ibuprofeno (Motrin) e acetaminofeno (Tylenol). Tome a medicação conforme indicado na embalagem.
Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Tratamentos prescritos pelo dentista

Consulte um dentista se a dor ou a sensibilidade não melhorarem ou piorarem, apesar de mudar seus hábitos. Isso pode ser um sinal de uma infecção ou doença gengival.

Se você tiver doença gengival precoce ou avançada, precisará de um procedimento odontológico de limpeza profunda para remover a placa bacteriana e o tártaro e reverter a sensibilidade.

Às vezes, a sensibilidade ou sangramento é um sinal de doença autoimune, leucemia ou doença sanguínea.

Você precisará de testes adicionais se o seu médico suspeitar de uma condição médica subjacente. Isso pode incluir exames de sangue e exames de imagem para verificar se há inflamação generalizada ou a possibilidade de células cancerígenas. Até que você receba um diagnóstico, seu dentista pode oferecer triancinolona (Kenalog). Este é um medicamento anti-inflamatório oral com prescrição médica.

Quando dentaduras ou aparelhos causam dor nas gengivas, seu dentista pode prescrever ou recomendar anestésicos de venda livre contendo benzocaína tópica. Não dê nenhum medicamento contendo benzocaína para bebês, no entanto.

Alguns anestésicos de venda livre incluem:

  • Anbesol
  • Orajel
  • Clorasséptico
  • Xilocaína

Seu dentista também pode prescrever um medicamento antifúngico oral ou um antibiótico oral se você tiver candidíase ou uma infecção que afete as gengivas.

Qual é a perspectiva para pessoas com gengivas sensíveis?

A dor ou sensibilidade é tratável e reversível, mas você deve identificar o problema e consultar um dentista, se necessário. Não ignore a sensibilidade gengival que não melhora, mesmo que seja menor. Tome medidas para melhorar sua saúde bucal e consulte seu dentista antes que a dor piore.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *