Dr. Priscila Cartaxo explica Botox para homens: tratamento, custos, prós e contras

Se você está preocupado com linhas finas e rugas faciais, provavelmente já ouviu falar do Botox. Botox é uma marca de uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum e foi a primeira droga a usar toxina botulínica injetável. Botox é uma droga que os médicos usam principalmente para tratar rugas. As injeções de botox bloqueiam os sinais químicos dos nervos na área alvo, o que sinaliza aos músculos para parar de se contrair e relaxar.

O botox também pode ser usado para tratar várias condições médicas, como enxaquecas crônicas, espasmos no pescoço, transpiração excessiva e muito mais. A Dr. Lucas Miranda relata em seu site “quando se trata de cuidados com a pele, existem certos compostos e produtos químicos que podem ser usados ​​para tratar uma variedade de condições, tanto médicas quanto estéticas. ”

Prós do Botox 

De acordo com a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos , as injeções de toxina botulínica, como o Botox, podem ser usadas para:

  • Pés de galinha suaves, sulcos na testa, linhas de expressão, linhas de lábios e linhas de coelho
  • Diminua as faixas do pescoço
  • Melhorar a aparência das ondulações da pele do queixo
  • Levante os cantos da boca
  • Suavize um queixo quadrado
  • Corrigir um sorriso gengival
Fonte de reprodução: Adobe Stock

Quem deve fazer Botox

Você pode querer considerar o Botox se estiver preocupado com linhas finas ou rugas faciais. Muitos profissionais médicos licenciados recomendam receber Botox quando linhas ou rugas visíveis são vistas quando seu rosto está relaxado.

Um profissional médico licenciado pode recomendar que você seja um bom candidato ao Botox se:

  • Você tem rugas faciais moderadas a graves
  • Suas rugas estão localizadas ao redor ou entre os olhos, na testa ou ao redor do pescoço
  • Você está em boa saúde geral
  • Você tem expectativas realistas de melhoria

Para proteger sua saúde e obter os resultados desejados, você deve consultar um profissional médico licenciado com experiência nesses procedimentos cosméticos. Injetar Botox pode parecer fácil, mas é necessário um conhecimento médico aprofundado de como o corpo funciona para que o procedimento seja concluído com segurança.

Contras do Botox

Botox é geralmente considerado seguro. No entanto, existem riscos de injeções de toxina botulínica, como Botox, para estar ciente. Os efeitos colaterais e complicações incluem:

  • Hematomas e dor no local da injeção
  • Sintomas como os da gripe
  • Dor de cabeça
  • Náusea
  • Vermelhidão
  • Fraqueza facial temporária ou queda
  • Em casos raros, a toxina botulínica pode se espalhar além da área de tratamento, causando sinais e sintomas semelhantes ao do botulismo, como problemas respiratórios, dificuldade para engolir, fraqueza muscular e fala arrastada

Além disso, com o Botox preventivo , você corre o risco de expressões faciais “congeladas”, resultado dos efeitos relaxantes musculares do procedimento. Se você não tem rugas para começar, convém pesar cuidadosamente os efeitos colaterais e os resultados do Botox. Certifique-se de falar com um profissional médico licenciado antes de receber o tratamento para verificar se este é o melhor para você.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Quem não deve fazer Botox

Quem está grávida ou planejando engravidar, amamentando, alérgica à proteína do leite de vaca ou tem alguma doença neurológica não deve fazer Botox . Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre seu histórico médico, consulte seu médico antes de se submeter a um procedimento de Botox.

Além disso, deve-se notar que o Botox sozinho não funciona em todos os tipos de rugas. Existem duas categorias principais de rugas – dinâmicas e estáticas .

  • Rugas dinâmicas : formadas pelo movimento muscular, como sorrir, rir ou apertar os olhos. Botox é uma boa opção para esse tipo de ruga.
  • Rugas estáticas : causadas por uma perda de elasticidade e colágeno na pele. Preenchimentos ou uma combinação de Botox e preenchimentos são uma opção mais eficaz para esse tipo de ruga.

Vantagens Do Botox

  • Procedimento Rápido: Um tratamento de Botox é algo que você pode fazer na hora do almoço. Todo o procedimento geralmente não leva mais de 10 minutos, o que o torna uma opção perfeita para quem corre com agenda apertada. Há também o benefício adicional de um período de recuperação zero, permitindo que você volte à sua vida normal imediatamente.
  • Resultados Rápidos: Os resultados alcançados com um tratamento com Botox podem ser considerados quase instantâneos. Variando de pessoa para pessoa, os resultados máximos geralmente são visíveis dentro de 2-3 dias a uma semana após as injeções.
  • Menos Invasivo: Os tratamentos de Botox são feitos exclusivamente com injeções com agulha fina com resultados quase idênticos ao de um lifting cirúrgico, tornando-o um dos procedimentos estéticos menos invasivos .
  • Econômico: Uma única injeção de Botox geralmente não custa mais do que algumas centenas de dólares. Embora isso possa parecer caro o suficiente para muitos, os tratamentos de Botox ainda são considerados um dos procedimentos cosméticos mais acessíveis.
  • Menos Efeitos Colaterais E Riscos: A administração correta de Botox no rosto não se espalha para outras partes do corpo. Isso o torna consideravelmente seguro com menos riscos à saúde em comparação com outros aprimoramentos cirúrgicos. No entanto, como qualquer outro tratamento médico, também pode haver certos efeitos colaterais associados ao Botox; a maioria dos quais são leves e desaparecem em alguns dias.
  • Usos Versáteis: O botox está associado principalmente à sua finalidade cosmética, mas há uma ampla gama de usos do medicamento na área médica. Alguns dos usos mais comumente administrados incluem tratamentos para enxaqueca crônica, hiperidrose ou sudorese excessiva, incontinência urinária, dor associada a distúrbios da ATM e redução de cicatrizes de acne.
  • Resultados Temporários: Uma das melhores partes de fazer um tratamento com Botox é que ele não dura para sempre. Se você mudar de ideia sobre o procedimento ou não estiver satisfeito com os resultados, pode simplesmente esperar que o medicamento se dissolva dos músculos.
Fonte de reprodução: Adobe Stock

Desvantagens Do Botox

  • Resultados Temporários: Um dos principais aspectos do Botox que serve como vantagem do tratamento também pode ser uma grande desvantagem. Os resultados do Botox são de natureza temporária e duram cerca de 3 a 6 meses apenas. O paciente precisaria retornar para consultas subsequentes para manter os efeitos do tratamento.
  • Dor E Hematomas: As injeções de Botox geralmente não são consideradas dolorosas. Alguns pacientes, porém, podem sentir alguma dor e até hematomas ocasionais no local das injeções. A dor ocorre apenas no momento da administração e os hematomas podem durar apenas um ou dois dias.
  • Desenvolvimento De Tolerância: Como o Botox precisa ser administrado repetidamente, sua eficácia pode diminuir com o passar do tempo. Os pacientes podem desenvolver alguma tolerância à droga, o que pode exigir uma dosagem mais alta da toxina para obter os mesmos resultados à medida que o número de tratamentos aumenta.
  • Efeitos Colaterais Potenciais: Os tratamentos com Botox são conhecidos por terem riscos mínimos, com efeitos colaterais ocasionais que geralmente desaparecem dentro de 24 a 48 horas. Mas alguns pacientes podem desenvolver efeitos colaterais que podem durar semanas. Estes podem incluir pálpebras caídas, dores de cabeça, dores no pescoço, náuseas, etc. Também houve alguns casos de reações alérgicas; pacientes em uso de antibióticos devem tomar precauções especiais antes de receber um tratamento com Botox.

Ainda ficou com duvidas? Agende agora mesmo uma consulta online ou presencial com a Dr. Lucas Miranda, para saber qual tratamento é indicado para você.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dermatologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *